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Novidades sobre otimização de sites para o Google (SEO) que todo empresário deve saber em 2019.

10/12/2018

 

 

É da natureza do ser humano estar sempre em busca de algo. Inicialmente foi a busca pelo alimento, depois pelos melhores campos para agricultura, em seguida pelo minério e assim por diante até a busca no espaço sideral.

 

A internet se tornou o meio ideal para buscas com o advento do Google em 1998. Grande quantidade de informação, bem organizada e facilmente encontrável tornou os buscadores da internet ferramentas valiosíssimas que aumentaram exponencialmente o acesso à informação.

 

Informação correta e instantânea, na palma da mão, através de pesquisa por voz nos smartphones. Isso é o que temos disponível hoje para 4 bilhões de pessoas no mundo, sendo 220 milhões só no Brasil. Dá para imaginar o tamanho desse mercado consumidor?

 

Segundo pesquisa da Prospect Brasil, em parceria com o Google, 85% dos internautas brasileiros utilizam serviços de busca diariamente. 47% dos entrevistados realizam busca na internet através do nome do produto ou serviço. Cerca de 30% vão atrás do nome da empresa ou da prestadora e 7% buscam pelo slogans e anúncios.

 

E porque estou falando sobre tudo isso ao invés de otimização de sites par o Google?

 

Para que tenhamos a noção do número de pessoas que está em busca de produtos e serviços na internet e que nem precisam estar em um escritório ou em casa. Basta ter um smartphone na mão com conexão à internet.

 

Apesar dessa massa de consumidores fazendo buscas na internet, ainda temos empresários que não se preocupam em otimizar o seu site para o Google e demais buscadores. Esse serviço é chamado de SEO ou Search Engine Optimization.

 

“Quem não está no Google não existe!”

 

Essa é uma famosa frase, de autor desconhecido que circula há tempos em treinamentos de otimização de sites ou SEO. Eu vou além e digo:  quem não está na 1ª página do Google, praticamente não existe. Estima-se que as taxas de cliques nas primeiras posições no Google sejam essas:

 

1º lugar: 30% dos cliques

2º lugar: 20% dos cliques

3º lugar: 13% dos cliques

 

Como estamos falando de milhares de acessos mensais, esses dados mostram o grande potencial de se captar leads (clientes em potencial) através da estratégia de otimização de sites ou SEO.

 

Novidades para 2019.

 

Explicada a importância e o potencial da otimização de sites para o Google, vamos agora falar sobre a evolução das buscas e o que se espera de novidades para 2019.

 

 

 

 

Busca por voz

 

A busca por voz já não é nenhuma novidade pra quem usa assistentes como Siri (iOS), Google Assistente (Android) e Cortana (Windows Phone). O que chama atenção é o crescimento do uso desses assistentes. Estima-se que até 2026, 50% das buscas sejam feitas por voz, o que vai impactar e muito na otimização de sites.

 

Surgiram as buscas sem tela feitas através de dispositivos como Google Home, Echo (Amazon) e Apple Homepod. Esses devices são assistentes domésticos nos quais você faz perguntas em voz alta e a resposta volta da mesma forma, através dos alto-falantes inteligentes. O conteúdo da resposta é extraído da posição Número Zero do Google, aqueles que aparecem em destaque, dentro de uma moldura, no início da página.

 

Para saber mais sobre a posição número Zero ou featured snippets clique no link https://marketingdeconteudo.com/featured-snippets/. Essa tecnologia também é muito importante para a acessibilidade de deficientes visuais.

 

Com a popularização dos smart speakers, essa tecnologia se tornará tão importante para as pessoas que elas não imaginarão suas vidas sem ela. Assim como acontece conosco hoje em relação ao smartphone.

 

 

 

Mais perguntas completas e não só palavras-chave

 

As buscas por voz também trouxeram uma nova questão para a otimização de sites, as buscas através das perguntas e não somente por palavras-chave. Perguntas iniciada com as palavras como, porque, onde, etc., estão cada vez mais frequentes nas buscas.

 

As buscas estão se tornando mais humanizadas. Uma boa oportunidade para profissionais de SEO otimizarem seções de FAQ ou perguntas frequentes nos sites dos clientes. A chance de melhor ranqueamento para perguntas como: porque devo comprar o produto X ou como funciona o serviço y é muito maior.

 

 

 

Busca por imagens ou pesquisa visual

 

A busca por imagens similares não é novidade para quem usa o Google Imagens. Há muito tempo já podemos fazer o upload de uma imagem e diversas similares aparecem na resposta. A novidade agora é que essa busca poderá ser feita instantaneamente por imagens captadas pelos smartphones.

 

A próxima geração de pesquisa visual transformará seu smartphone em uma ferramenta de descoberta visual. Ele poderá usar uma imagem para pesquisa por estilos, objetos e produtos que, de outra forma, teriam dificuldades para descobrir. Ferramenta muito útil para designers, arquitetos, fashionistas e para o e-commerce em geral. Para saber mais pesquise por Google Lens e Pinterest Lens

 

 

 

Velocidade de carregamento mobile

 

Esse título pode soar muito estranho para o leigo em SEO mas, ele pode significar se o visitante do seu site vai comprar ou não o seu produto ou serviço.

 

Ter um site responsivo significa que ele se adapta a todos os tamanhos de tela, seja um celular, um tablet ou um computador. Isso o Google já exige a anos. Ano passado, essa característica passou a ser de extrema importância, o chamado mobile first.

 

Agora, é necessário que a versão mobile carregue de forma bem rápida para que a experiência do usuário de dispositivos móveis possa ser a melhor possível. E isso é um importante fator de rankeamento e deve ser visto com muita atenção para quem quer estar no topo da página do Google. Dependendo da área de negócios de um site, os acessos feitos pelos dispositivos móveis podem beirar os 100%, daí a importância.

 

Em se tratando de otimização de sites para o Google, o que não faltam são novidades. É uma área que a tecnologia avança constantemente e devemos ficar sempre atentos, pois o trabalho nunca termina.

 

As buscas na internet tornam os nossos futuros clientes mais informados e confiantes do que realmente precisam. Cliente confiante compra ou contrata com mais rapidez e certeza. E a empresa que oferece informação rica e fácil de ser acessada na web sai na frente da concorrência. 

 

Otimizar sites para o Google vai muito além de palavras-chave. Trata-se de orientar e informar o seu futuro cliente na hora que ele mais precisa – quando está buscando pelos produtos ou serviços na internet.

 

Para otimizar o seu site contrate sempre profissionais confiáveis e competentes.

 

Sérgio Falcão – Publicitário e consultor de Marketing Digital – www.marketingdigitalmg.com.br

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