OS BENEFÍCIOS DO MARKETING DIGITAL PARA AS EMPRESAS


Recentemente visitei um empresário em Belo Horizonte que reclamou ter investido R$30 mil em campanha de backbus, folhetos e mala-direta, com baixíssimo retorno, veiculada em 2015. Fico pensando que tipo de profissional de marketing que, no olho do furacão da mudança do marketing convencional para o digital, ainda planeja e executa uma campanha de publicidade totalmente off-line? Seja lá qual tipo for, agradeçam por ele estar em extinção.

Desde 2011 transformei minha carreira de publicitário e me tornei consultor de marketing digital, migrando quase toda a verba de meus clientes das mídias tradicionais para as digitais. Alguns ficaram resistentes, mas logo se renderam às qualidades das novas mídias. Qualidades essas que justificam a mudança, pois as mídias digitais são mais baratas, mais assertivas e mais mensuráveis. Tudo isso se traduz em mais eficiência, retorno do investimento e, principalmente, respeito à verba do cliente. É claro que em alguns casos, como por exemplo em empresas de varejo, não se deve deixar de lado as mídias tradicionais, mas sim usá-las em conjunto, fechando o ciclo do bom investimento. Por isso sublinhei a expressão quase toda.

Em época de crise como a que estamos vivendo agora, os benefícios do marketing digital se tornam ainda mais evidentes. As características de baixo investimento e alta eficiência formam a dobradinha do sucesso, tornando a relação custo-benefício ainda melhor. Se crise é oportunidade, então esse é o melhor momento para investir em marketing digital e garantir a sobrevivência da sua empresa. E atenção, investimento em outdoor, backbus, comerciais em rádio e tv, folhetos, mala direta, só se for fortemente recomendado de acordo com seu segmento de mercado. Caso contrário, é desperdício.

O marketing digital possui diversas ferramentas que, se bem utilizadas, produzem muito retorno. Vamos citar algumas e seus benefícios:

Sites responsivos e otimizados (SEO)

O site é a sua empresa na internet e tem que ser facilmente encontrado pelos seus futuros clientes através do Google. Tem que apresentar navegação fácil e intuitiva, deve possuir informação clara e relevante sobre seus produtos e serviços, tem que ser leve para o rápido carregamento e, finalmente, deve ser responsivo, ou seja, adaptar o seu formato às telas dos diversos dispositivos como smartphones, tablets e computadores. Hoje, mais de 50% do tráfego na web é feito a partir de smartphones. Se seus clientes fazem parte da classe C e D, essa característica é ainda mais importante, pois diversos integrantes dessas classes estão tendo contato com a internet pela primeira vez através dos smartphones.

A otimização do site ou SEO é uma característica fundamental dos bons sites atuais, pois é ela que o faz aparecer nas primeiras colocações do Google ou outros buscadores, de forma gratuita ou orgânica. Todas as características descritas acima são importantes na otimização de um site, mas, a mais importante é o conteúdo, que deve ser relevante, original e organizado, pois o Google quer sempre oferecer aos seus usuários a melhor experiência.

Fazendo um paralelo com as mídias off-lines, a otimização de sites funciona hoje como as antigas páginas amarelas, onde buscávamos produtos e serviços. Hoje, tudo se busca no Google, e quem não aparece lá, quase não existe.

Presença nas redes sociais

As redes sociais são uma importante plataforma para comunicação e interação com o mercado. Também são uma excelente fonte geradora de tráfego qualificado para o site da empresa. Portanto, devem ser operadas de forma profissional para que os resultados sejam positivos e não o contrário. Empresas que não gerenciam bem seus perfis nas redes sociais acabam por apresentar ao público uma imagem de descaso e falta de profissionalismo. As redes sociais são a versão 2.0 da comunicação das empresas e possuem mão dupla, ou seja, os clientes também têm voz ativa. Clientes e fãs enxergam esses canais como uma forma mais próxima de interação com a empresa e, caso não recebam as informações desejadas, ou ainda, no tempo desejado, ocorre uma frustração e até uma rejeição pela empresa, o que provavelmente será divulgado.

Caso haja disponibilidade, é importante que as empresas invistam em publicidade nas redes sociais, pois o retorno orgânico (não pago) é cada vez menor. A relação custo-benefício é positiva e seu investimento é totalmente mensurável e seu anúncio será exibido somente para pessoas com o perfil de interesse em seu produto ou serviço.

Empresário, cuide bem de suas redes sociais, de forma profissional, sempre atualizando as informações e respondendo às interações de forma rápida e objetiva. Seus clientes agradecem, sua reputação também.

Links patrocinados ou publicidade paga no Google

Para as empresas que precisam de retorno rápido de seus investimentos na internet, mas ainda não possuem um site otimizado e bem ranqueado no Google, a solução são os links patrocinados que, no caso do buscador líder de mercado, é chamado de Google Adwords.

Tudo se inicia na pesquisa pelas palavras-chave corretas que são as palavras que seus possíveis clientes digitarão nos buscadores para encontrar sites de fornecedores adequados. Os anúncios devem ser criados de acordo com o objetivo da comunicação e usando as palavras-chave escolhidas. Em seguida, define-se os valores da campanha e os lances de cada palavra-chave. Funciona como se fosse uma bolsa de valores, onde quem paga mais aparece em maior evidência. Os anúncios ainda devem ser segmentados para serem exibidos somente em regiões geográficas de interesse e para pessoas com o perfil desejado.

Dessa forma o anúncio começa a aparecer, em poucos minutos, no topo da página do Google e será pago o valor já definido, a cada vez que um possível cliente clicar no anúncio. Através do clique o internauta será direcionado para o site do anunciante ou landing page criada especificamente para receber os visitantes.

Produção de conteúdo

Em se tratando de marketing digital, o bom conteúdo é o rei. As empresas que produzem bons conteúdos acerca de sua área de atuação têm chances infinitamente maiores de aparecerem em destaque no Google e nas redes sociais. Isso se dá pela capacidade dos algoritmos varrerem a internet e identificarem quais os melhores conteúdos, exibindo-os como as opções mais relevantes. Os buscadores e redes sociais querem sempre exibir para seus usuários o melhor conteúdo e, para ser considerado o melhor, tem que ser original e relevante.

Toda vez que encontramos bom conteúdo na internet ou qualquer outro meio, nos tornamos gratos a quem o produziu e o fez chegar até nós. E, pelo princípio da reciprocidade, temos a tendência de retribuir o que nos foi oferecido, podendo ser em forma de uma indicação, de um boca-a-boca positivo e até mesmo se tornando cliente.

É por isso que as empresas devem se esforçar para produzir bons conteúdos a serem veiculados na web. Mas, um bom conteúdo não é produzido somente por quem tem grande conhecimento acerca do tema tratado. É preciso também conhecer bem a língua portuguesa, possuir redação adequada e “falar a língua” do público alvo. O bom conteúdo é produzido a 4 mãos – pelo expert no assunto e pelo bom redator. Essa é a receita do sucesso.

Como pudemos ver, ferramentas e estrat

égias é que não faltam para o sucesso da campanha de sua empresa na internet. O fundamental é que o empresário esteja bem amparado, seja por um consultor de marketing digital ou por uma agência. E mãos à obra, ou melhor, ao teclado.

Sérgio Falcão

Consultor em Marketing Digital

Posts em destaque
Posts recentes
Busca por assunto
Arquivo
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Contatos

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Ícone

Telefones:  Fixo:  31 3016 1001

Celular / Whatsapp: 31  9 9130 2976

Skype: sergiofalcaobh

 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now