Capa da revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios de Julho/14.
Vamos explicar os benefícios descritos na capa. Fácil, barato e lucrativo.
É fácil – Sim, iniciar a presença digital da sua empresa, pelo menos os primeiros passos, não é uma tarefa difícil. Inicie cadastrando a empresa no Google Meu Negócio (http://www.google.com/intl/pt-BR/business/) e comece a aparecer no Google, marcar presença no Google Maps e iniciar relacionamento com seus clientes via web. É grátis.
Crie uma Fanpage do seu negócio no Facebook. Peça seus amigos e clientes pra curtirem a sua página e comece a produzir conteúdo de texto com assuntos relevantes para seu público alvo. Sempre faça postagens acompanhadas de fotos ou vídeos. #use hashtags. É simples e não custa nada.
É barato – Como já disse nos parágrafos anteriores, os primeiros passos são gratuitos. Para anunciar através de links ou posts patrocinados no Google Adwords ou no Facebook Ad´s, você é quem define o orçamento. Conheço diversos cases de clientes que, com orçamentos de R$500,00 por mês, começaram a ter retorno e que já pagaram esse pequeno investimento. Na própria matéria da revista PEGN temos o depoimento de um empresário do setor de turismo que investe esse valor no Facebook. Você paga apenas por cliques de possíveis interessados em seu anúncio.
É lucrativo - Quando um serviço possui o binômio bom/barato, quase sempre é também lucrativo. E essas são algumas das características do Marketing Digital, pois os investimentos dão baixos, quando comparados à mídia tradicional e o retorno é bastante satisfatório.
É claro que quando o anunciante precisa de uma presença mais profissional no meio digital e os investimento são maiores, é recomendável que seja feito através de um consultor de Marketing Digital ou até por uma agência especializada. Vá em frente e colha os bons frutos do meio digital.
Sérgio Falcão
Consultor em Marketing Digital