As grandes transformações propiciadas pela digitalização do Marketing nos últimos 10 anos foram benéficas para todos – anunciantes, agências e consumidores, mas, especialmente vantajosa para uma categoria específica: as pequenas e médias empresas.

Por terem orçamento apertado e também por falta de visão de mercado, a grande maioria das empresas desse porte ficava restrita às mídias de baixo impacto e alcance como folhetos, folders, carro de som, jornais de bairro, faixas e, nos melhores casos, outdoors e rádio. Mídias de massa eram canais inacessíveis e inviáveis. E, ainda são. O boca a boca era a melhor opção.

Com o crescimento de lares conectados devido à ascensão das classes C, D e E no Brasil nos últimos 10 anos, o consumo via internet explodiu. Segundo pesquisa da Consultoria E-bit, as vendas pela internet cresceram 25% no ano passado e devem aumentar mais 20% em 2014. Em nosso país existem 50 milhões de consumidores on-line.

Mesmo que sua empresa não faça vendas on-line, ou que você seja um prestador de serviços presenciais, antes da contratação são feitas diversas pesquisas sobre sua empresa na internet, principalmente no Google. Primeiro, o seu possível futuro cliente quer saber quem são os fornecedores do produto ou do serviço que ele precisa. Em seguida, avalia se sua empresa tem site. Depois ele pesquisa sobre sua reputação em sites especializados e nas redes sociais. Até que decide fazer uma consulta. Segundo estudo realizado pela Dimensional Research 90% dos internautas são influenciados em suas decisões de compra por comentários positivos ou negativos lidos na internet.

Quando você facilita o caminho do prospect (possível cliente) até sua empresa pelos meios digitais, a chance de se concretizar um bom negócio aumenta exponencialmente. É ai que entra o profissional de Marketing Digital, criando a sua reputação on-line e ampliando a sua presença no meio digital. O boca a boca ainda funciona, só que no meio digital seu poder é multiplicado.

Há mais de 15 anos presto serviços de marketing e publicidade a empresas de diversos segmentos e portes. Vi e vejo a cada dia como essa transformação coloca, quase que no mesmo nível, grandes e pequenos anunciantes na disputa pelo imenso mercado nacional, pois os custos para investimento em Marketing Digital são imensamente mais acessíveis.

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Sérgio Falcão
Publicitário e Consultor em Marketing Digital