Otimização de Sites SEO

  Transforme o Google
no seu maior vendedor  

Otimização de sites, SEO ou otimização para mecanismos de buscas é um conjunto de técnicas, usadas dentro e fora do site, para fazer com que ele fique bem ranqueado (posicionado) no Google e em outros buscadores, de preferência nos primeiros resultados orgânicos da primeira página.

Resultados orgânicos são os não pagos. Aparecem por relevância, por reputação.

 

Entendendo a SERP - Search Engine Result Page (página de resultado do mecanismo de busca) do Google

 

Veja abaixo uma cópia da página de resultados do Google quando buscamos por DROGARIA.

 

1 – Resultados Pagos do Google Ad’s

Os primeiros resultados são ocupados por anúncios pagos, identificados pelo selo retângulo verde escrito Anúncio.

Esses resultados são obtidos através do serviço de anúncios pagos feitos pelo Google Ad’s. Clique para saber mais.

2– Resultados Geográficos do Google Meu Negócio

Em seguida aparecem os resultados GEOGRÁFICOS que apresentam as empresas mais próximas do seu local. Seu local é definido pelo GPS do seu celular ou pelo endereço IP do seu computador.

Para sua empresa aparecer nesse local, é necessário cadastrá-la no serviço Google Meu Negócio. É grátis, mas também pode ser pago para aumentar a visibilidade. Os resultados geográficos não dependem da otimização de site.

3– Resultados Orgânicos

Os resultados orgânicos são os mais cobiçados pelas empresas porque são os mais clicados.

 

Eles só são conseguidos através do trabalho de otimização de site ou SEO (Search Engine Optimization) ou Otimização Para Mecanismos de Busca que são Google, Bing e Yahoo, para ficar só nos mais conhecidos.

 

Eles são conseguidos através da criação e do aumento da reputação do site junto ao Google.

Otimização de sites - Como o Google define quem vai ocupar os primeiros lugares?

 

O Google possui um algoritmo (software), também chamado de robô, spyder ou crawler que varre toda a internet lendo o conteúdo de cada página (texto, fotos, links, código) e, também, identificando quais sites estão recomendando outros sites (através de links).

Com essa varredura, além de ter uma interpretação própria da qualidade do site, o Google consegue identificar quais sites estão sendo mais comentados pela internet.

Através da varredura, o Google avalia mais de 200 fatores nos sites e dá uma nota para cada um. A soma dessas notas vira um valor que vai de 0 a 10, chamado Page Rank. Quanto maior essa nota, melhor a posição ocupada na página

Dentre os mais de 200 fatores avaliados (alguns nem são divulgados) existem os principais que são:

  1. Conteúdo original e relevante. O texto nunca pode ser copiado de outros sites e deve esclarecer as dúvidas e resolver as dores do possível cliente do site.

  2. Responsividade – capacidade do site de se adaptar bem a todo tipo de tela de dispositivo. (PC, celular, tablet, etc).

  3. Velocidade de carregamento do site. Quanto mais rápido o site carregar maior a chance de o visitante prestar mais atenção ao conteúdo.

  4. Presença do certificado SSL (HTTPS) – segurança para os visitantes terem confiança de navegar pelo site.

  5. Usabilidade – encontrar facilmente o conteúdo que se procura. As pessoas não tem muita paciência para ficar procurando a informação desejada. Se não acham, vão em busca de um site melhor.

  6. SEO On Page – configuração correta de especificações internas do site. Fator de grande importância.

  7. SEO Off Page – quantidades de links apontando para o site em outros sites de qualidade. Fator de extrema importância. Quanto mais links maior a importância do site para o Google.

  8. Presença de conteúdo multimídia – fotos, vídeos, infográficos, tabelas, etc.

  9. Idade do domínio e tempo de relacionamento do site com o Google.

Otimização de sites - A importância dos primeiros lugares

 

O primeiro lugar do Google recebe cerca de 33% dos cliques, o segundo 18% e a taxa vai decrescendo à medida que a posição cai, como no gráfico.

91,5% do tráfego acontece na 1ª página e apenas 4,8 % na 2ª. Nas demais páginas o tráfego é quase nulo.

Conclusão

Como podemos ver, é muito grande a importância otimização de sites, pois de nada adianta ter um site maravilhoso esteticamente e muito rico em termos de conteúdo se ninguém o visita, correto?

Segundo pesquisas, mais de 80% do tráfego na web tem origem nos buscadores, principalmente no Google, batendo as redes sociais em até 300%!

A otimização de sites transforma o Google em seu maior vendedor. Otimize seu site, tenha mais visitantes de qualidade e fature mais.

 

Alguns dados importantes

 

  • 70% dos cliques nos resultados de pesquisas se não apenas nos resultados orgânicos (conseguidos apenas com o trabalho de otimização de sites).

 

  • 75% dos internautas nunca passam da primeira página do Google e 91,5 dos cliques dão na primeira página.

 

 

  • 79% das melhores empresas do mundo investem em otimização de sites.

 

  • 93% de todas as experiências online começa nas pesquisas.

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